skip to main | skip to sidebar
Blog sobre a biblioteconomia, bibliotecário, biblioteca, informação, mensagem, usuário, TICs. O nome do blog foi "surrupiado" de um roteiro (para teatro ou cinema) escrito por Paulo de Castro, o maior bibliotecário da terra. E viva Kalímeros!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Resposta absurda e incorreta ao recurso interposto em questão de concurso

3 comentários
No dia 04 de dezembro de 2011 Juliana, minha esposa, e Marcelo, meu cunhado, que também são bibliotecários, fizeram a prova do concurso do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER. A prova foi organizada pelo Instituto Nacional de Educação Cetro – INEC. Quando o gabarito foi divulgado percebemos que algumas respostas consideradas corretas não estavam de acordo com a literatura da área. Juliana decidiu apresentar recurso contra o resultado de uma das questões. Outros candidatos, que conhecíamos, entrariam com recurso nas outras questões.
Entramos com recurso em uma questão sobre normalização, assunto que não permite muitas interpretações, leituras diferentes. Adiante reproduzimos a questão, com a resposta considerada correta, o recurso interposto e a resposta da organizadora ao recurso.
Não temos a questão na íntegra, mas colocaremos os dados do enunciado:
"Considerem os dados a seguir:

Título: Como ter nove filhos e sobreviver.
Autores: Marilia Salveiro, Unik Radassa, Samuel Zanoi
Edição: 19. ed.
Local de publicação: Porto Alegre
Editora: Global
Ano: 2000.

Assinale a alternativa correta, de acordo com as normas da ABNT".

A alternativa considerada correta foi essa:
- SALVEIRO, M. ET AL. Como ter nove filhos.19. ed.Porto Alegre:Global,2000.

Assim mesmo, sem destacar o titulo, sem espaços entre a pontuação. Consideramos que não havia alternativa correta. Todas apresentavam erros. Assim redigimos o seguinte recurso apontando as irregularidades.
“De acordo com a Norma da ABNT NBR-6023 (2002) os principais elementos para a descrição bibliográfica de monografias no todo são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação (Ver item 7.1 e 7.111 da norma). As regras para a entrada de autoria são:
8.1.1 Autor pessoal: Indica(m)-se o(s) autor(es), de modo geral, pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências. Os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.
8.1.1.1 Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al .
As regras para transcrição de títulos são:
8.2 Título e subtítulo: o título e o subtítulo (se for usado) devem ser reproduzidos tal como figuram no documento, separados por dois-pontos.
8.2.1 Em títulos e subtítulos demasiadamente longos, podem-se suprimir as últimas palavras, desde que não seja alterado o sentido. A supressão deve ser indicada por reticências .
Segundo a norma ABNT o título deverá ser destacado em obras com indicação de autoria, conforme item abaixo:
6.5 O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento. Isto não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada é o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, com exclusão de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilábicas .
Com base na NBR 6023 consideramos que a questão não possui resposta correta. Todas as opções de resposta estão incorretas. A opção (E) considerada como correta no gabarito divulgado, apresenta apenas o primeiro autor, sucedido da expressão et al. De acordo com a norma somente se a obra tiver mais de três autores, ela será referenciada dessa forma. Em todas as opções o título, que não é longo, foi abreviado sem a utilização das reticências. Nenhuma das opções está pontuada de acordo com a norma ABNT. Em nenhuma delas o título foi destacado em negrito, grifo ou itálico, conforme recomenda a norma.
Tomando como base a ABNT NBR-6023 (2002) pedimos a anulação da questão, pois não há opção correta dentre as alternativas de resposta.”
Esse foi o recurso interposto. A resposta do Instituto Cetro (organizadora do concurso) está adiante. O que fica subentendido é que não o leram. Ou leram muito mal!
São Paulo, 3 de janeiro de 2012
Candidata: JULIANA LUZIA DUARTE
Cargo/Escolaridade/Campo de Conhecimento/Local de Trabalho: 304 - Bibliotecário
Prezada candidata,
Em resposta ao(s) recurso(s) interposto(s), informamos que, após análise da Banca Examinadora, fica decidido o que segue:
Resposta:
O argumento não procede.
O argumento não procede. Na verdade, são três autores ou mais. Só são apresentados todos os autores quando se trata de um ou, no máximo, dois autores.
Diante do exposto, a Banca Examinadora indefere o recurso interposto, mantendo o gabarito.
Atenciosamente,
Instituto Cetro

Perguntei a alguns bibliotecários, que trabalham com normalização, que estão familiarizados com as Normas da ABNT, se houve alguma mudança nestas normas recentemente. Ou se existe algum outro padrão de normalização em que essa resposta estaria correta, embora o enunciado da questão cite a ABNT. Para mim a banca examinadora era composta por pessoas inexperientes. Ou então houve fraude, favorecimento a algum candidato. Isso seria uma coisa grave. Ainda mais que a resposta aos recursos não foi pública. Prefiro acredito na primeira hipótese, ou seja, na inexperiência da banca examinadora.